Pages

Subscribe:

24 dezembro 2009

Nova casa Novo lar.

Minha mãe conta, quando resolvemos ir de imediato pra Belém/PA, tivemos que deixar tudo pra trás, a gente só levou (eu, meu pai, minha irmã e mamãe) nossas camas, nossos brinquedos e chegamos a Belém e alugamos uma casa enorme e compramos uma cuba grande e colocamos gelo e isso serviu durante uns 6 meses de geladeira hauahuahuahuahauhaua.


Construímos em geral nossa vida lá, o meu médico chamado de Doutor Paulo Condurú, ele nos aconselhou a morarmos em Belém, pois além do meu tratamento de reabilitação auditiva, eu precisava do apoio da minha família também. Então o tempo que eu iria passar em Belém não era certo, podia ser muito tempo ou pouco tempo, mas o melhor seria morarmos em Belém.


Ele conseguiu uma vaga pra mim numa escola especializada para deficientes auditivos, e ele fez um laudo médico sobre isso que está aqui embaixo. 





A escola especializada que entrei era chamada de Instituto Felipe Smaldone é uma Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, é conhecido como um Centro Educacional de Áudio – Comunicação.


Eu agradeço por tudo de mais sagrado por terem me colocado nesse centro, pois foram eles que me incentivaram, minha fonoaudióloga, ela que me perdoe, eu esqueci seu nome, sempre que falo de Felipe Smaldone, eu fico me atormentando aqui pra lembra o nome dela!!! Ela era um cão comigo, no sentido bom é claro, pra eu fazer todos os tratamentos, todos os dias com a língua, cordas vogais, consoantes, alfabetos e tudo de gramática ao pé da letra (ahuahauhaahu), era cansativo, mas valeu MUITO A PENA, mais que muito, foi tudo, foi 1000000000000000000000% na minha vida! Eu me lembro que quando eu ficava no meio de surdos e mudos, aqueles sinalizados, eu acabava aprendendo na prática libras, e as freiras sempre ficavam com a gente. Acho que uma delas me deduro!!!! Hauhauahuahuahua. Ela foi dizer que eu estava fazendo Libras (não sei pra quem!) , e minha fonoaudióloga veio comigo e meio que me deu um puxão de orelha e disse que é pra mim falar porque eu sei falar!!!! E uma vez ( eu reescrevi aqui porque tinha colocado e uma fez) ela viu minha mãe fazendo gestos pra mim me perguntando se eu queria tomar água, ela meio que deu um puxãozinho de orelhinha na minha mamãe pra ela falar comigo com frases longas: Gabi você quer tomar água?? Hauhauahuahuahauhau. E eu tadinha só tinha 4 aninhos! Hauhauahuahauhaua




Lá no Felipe eu fazia audiometria sempre, por isso tenho aqui uma pilha de exame feito lá! Aqui abaixo está meu primeiro exame denominado de Audiograma. Acho que foram os primeiros, se não me engano!!







É isso gente, a partir desse primeiro exame, eu não parei mais, até hoje faço uahuahauhauhauah. Gente sério, erro de português no meu texto me falem, porque tem hora que eu nem presto atenção!!! hauahuahuahu


Gostaram das Fotos? hehehe

18 dezembro 2009

Fique por dentro sobre a Meningite






Pra quem não sabe o que é Meningite, aqui vai um “post” informativo sobre essa doença.


A Meningite é um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que revestem o sistema nervoso central: o cérebro (situado dentro da caixa craniana) e a medula espinhal (dentro da coluna vertebral). São em número de três: a mais interna, aderente ao sistema nervoso central acompanhando suas circunvoluções, é a pia-mater; a intermediária, a aracnóide; e a externa, sendo esta a mais espessa e resistente, a dura-mater. Essas membranas servem de sustentação e proteção ao sistema nervoso central, o mais nobre do organismo por exercer funções vitais. Entre a pia e a aracnóide existe um espaço chamado subaracnoideo, que contém o líquor ou líquido céfalo-raquidiano. A função deste líquido é servir de “amortecedor” contra choques e também eliminar metabólitos do sistema nervoso central. Quando ocorre a Meningite, além das membranas, o espaço e o líquor também são acometidos. Normalmente, o líquor é estéril e sofre alterações de sua composição quando infectado, fator importante no diagnóstico laboratorial das Meningites. Continua...


17 dezembro 2009

O Walkman Vermelho








Acabei de sair do hospital e fui pra casa da minha tia, e lá me deram uma festinha de Boas Vindas. Eu fui me recuperando aos poucos e não estava com nenhuma seqüela, até esse momento não.


Bem que os médicos falaram que a possibilidade de eu adquirir uma seqüela era grande, poderia ficar cega, paraplégica e mais alguma coisa.


Não demoro muito até voltarmos pra Porto Grande, eu voltei à ativa (pula, brinca, sobe e desce, grita e se machuca!!!).


Até agora tudo bem, nada de diferente em mim, mas eu estava com um certo problema no meu equilíbrio, andava em forma de S ahuahauhauahuahua, imaginem!!


Não sei que dia foi esse, mas foi num certo dia, que eu me lembro perfeitamente bem, mamãe tinha comprado um Walkman meio vermelho com tons de amarelo, quaaase igual a essa foto e com esse fone de ouvido. Lembro-me que minha irmã coloca a fita e liga e pediu pra eu colocar primeiro, a mamãe tava com a gente pra testar também:


Fiquei tentando escutar e nada de sair um som e disse:


___ Mãe eu não to escutando nada!


E minha irmã pega de volta o fone e coloca.
___ Mas ta funcionando!!


Ai ela me dá o fone de novo e fiquei tentando ouvir, tentando ouvir... e disse:




___ Não to escutando!!


E nessa fez a mamãe colocou o fone no ouvido dela:


___ Eu também estou escutando.


Bom, não lembro que cara fiz nesse dia, mas tava assustada, porque olhava a cara de desespero da mamãe e da minha irmã que ficavam me encarando tentando entender o que tava acontecendo comigo!


Não sei bem o que aconteceu depois de tudo isso. Mas mamãe e papai com certeza ficaram sem reação nesse dia, não sabiam o que fazer e ficaram pensando e pensando, tenho certeza que nesse dia eles conversaram muito e chegaram à conclusão que tínhamos que ir embora pra Belém/Pará, pra fazer todo o tratamento médico possível, pois em Macapá não tinha nenhum centro de referências sobre o meu caso, como tive meningite, então tinha que ir no Neurologista, então Belém nessa época já era bem adiantada na área de saúde. Foi tudo muito rápido, me lembro que, algum tempo depois nós estávamos empacotando tudo em casa,colocando todas nossas coisas num caminhão e indo pra Macapá e pegar um Navio e ir em direção a Belém!!


Chegamos em Belém, sem conhecer nada daquela cidade! Meus avôs, por parte do papai, nos ajudaram para alugar uma casa lá até termos nossa casa própria, chegamos a ter a casa própria depois de um ano. No decorrer desse tempo, a mamãe marcou todos os médicos pra mim, Neurologista, otorrinolaringologista, onde este me encaminhou para os exames de Audiometria (eu fiz esses exames durante 4 anos que passei em Belém).


Foi confirma a minha surdez: Perda Auditiva Bilateral neurossensorial profunda.


Ai a partir disso tudo minha jornada começou, ai sim a história ta começando a pegar fogo e ficar excitante! Querem mais??? huahauhauhua

16 dezembro 2009

Será conseqüência do Hematoma?


Eu morava em Porto Grande, é um município do meu estado, eu fiquei lá até os meus 3 anos e meio de idade.


Teve um tempo (meados de 1991) que eu comecei a passar mal, eu tinha febres, simplesmente estava com alguns sintomas, e minha mãe começou a me levar no pronto de atendimento, o médico sempre concluía que era dor de garganta, uma possível gripe.


Minha mãe me conta que, à medida que ia passando mal eu ia piorando, cheguei ao ponto de vomitar e ter febre altíssima. Ela me levava no médico e nada de o médico saber o que realmente eu estava sentindo e, novidade, voltava pra casa, porque eles me davam um remédio e eu melhorava, mas depois os sintomas voltavam. Foi esse vai e vem de inda ao médico.




E minha mãe percebia que eu estava andando sem equilíbrio e que eu estava realmente piorado e reclamava de dores de barriga e estava muito mal mesmo, e mamãe me levou ao médico imediatamente, como eu já estava num estado bem pior, um médico lá me analisou e tudo e fez uma suposição que eu poderia estar com Meningite. Como eu estava em Porto Grande e o hospital de lá não tinha condições adequadas pra eu ficar lá, então meu Pai e Minha Mãe resolveram ir de imediato pra Macapá, onde tinha o hospital pediátrico. Nessa hora meus pais não tinham meio de transporte, então meu pai foi atrás de tudo que é gente até que conseguiu com um amigo deles, e pegamos carona com ele, a gente tinha que chegar o mais rápido possível em Macapá, pois eu já estava começando com aquele estágio de convulsão cerebral, e febre já com 40°C, então o dono do carro chegou em 40 minutos em Macapá (de Porto Grande pra Macapá leva uma hora e meia), ou seja, ele  correu aproximadamente dentro dos 200 km/por hora, e minha mãe (contando ela) fico apavorada com a velocidade e pediu pra ele diminuir um pouco mais.


Chegamos no hospital e logo fui internada, muito grave, e os médicos ficaram lá comigo fazendo os exames para encontrar o que estava me causando todos aqueles sintomas, o médico concluiu que eu realmente estava com meningite. É claro, meus pais ficarem desesperados e com medo do pior acontecer comigo.


E umas horas depois em entrei em coma, fiquei em coma uns 4 dias, fiz todos os tratamentos, acompanhamento médico, tomei todo tipo de remédio e estava muito magrinha, e fiz até uma cirurgia no braço esquerdo, porque minha veia era difícil de pegar, então tiveram que abrir para inserção dos remédios.


Passei quase um mês no hospital, eu corri risco de vida, porque os médicos achavam que eu não ia sobreviver a essa doença, porque estava num estágio muito avançado. Tive poucos “porcentos” de sobrevivência e meus pais e toda minha família estava rezando e pedindo que eu ficasse boa logo.  


Mas aqui estou eu, tinha 3 anos naquela época hoje estou com 21 hehehehe, sim, pode se dizer que foi um milagre, eu tive mais uma chance de vida, sobrevivi, pra alegria, felicidade, emoção, sorte e tudo de bom pra toda minha família. Me lembro disso, mas é bem pouco, lembro como se fosses flash passando na minha cabeça.....


Meus pais fizeram uma suposição de como eu adquirir a Meningite, pode ter sido da queda que sofri em Sampa, por que minha testa não levou um corte, então o sangue ficou preso e pode ter inflamado a parede da minha cabeça. É apenas uma suposição, mas um dia vou atras sobre isso, e vou atrás de uma matéria bem informativa pra postar no meu Blog sobre a Meningite, Oks??


Vai ser interessante falar aqui sobre essa doença, como um alerta e para que todos tomem conhecimento dela, é importante, pois salvar a vida é glorioso, e não desejo nem ao meu pior inimigo o que minha família passou, certo? Beijos A foto é a cidade De Porto Grande, eu queria uma que mostrasse a cidade toda..mas...só vi essa hauhauhauah

Eu e o Colchão e a Torcida de Coritiba


Minha Mãe sempre fala da viagem que fizemos a São Paulo para visitar os irmãos dela. E nessa viajem eu tinha 3 anos, passeamos muito por lá!!


Ela me conta (e eu até me lembro um pouco) que eu estava brincando em alguma sala, que um colchão de mola estava encostado na parede no sentido vertical, e eu, como sempre, fui inventar essa brincadeira de brincar com o colchão de mola (que é pesadão!), eu ficava brincando assim: o colchão estava encostado na parede no sentido vertical e eu ficava me jogando em cima dele, de costas em pé mesmo, ficava fazendo e fazendo toda hora!!


Me jogava, voltava e me jogava e voltava de nooovo e me jogava! Até que o colchão saiu da parede e caiu em cima de mim! Vocês conseguem imaginar um colchão de mola em cima de uma criança, miúda de 3 aninhos de idade?!!! Continua...



Por pouco eu não desmaiei! Mas ganhei um mega hematoma na cabeça no tamanho de uma bola de tênis, no centro da minha testa que minha mãe jurava que era um terceiro olho! (é claro que ela não penso isso na hora, mas pensa num desespero da minha mãe!), eu chorei muito que uns dias depois ao redor do meu olho fico aquela “roxura”, que pareceu que apanhei da torcida organizada de Coritiba!!!. Fico aquilo enorme na minha testa, até hoje eu tenho uma testa meio mole, por causa disso, parece que minha pele aumentou de tamanho, por isso eu acho que tenho mais pele na testa do que deveria ter! (Detalhe: Sou Vascaína!)


É claro que fui ao médico e tudo mais, mas tirar aquilo da testa não tinha condição, e eu não tenho foto da minha testa, mas tenho foto de como eu tava antes de ficar com a testa daquele estado! A foto abaixo: sou eu antes do infeliz acidente!






 Essa foto acima sou eu e Meu Primo Rafael em Sampa.















                                                                                       Nessa esta meu Tio, Irmão da Minha Mãe que é essa de camisa roxa! (Reparem no meu Moderníssimo Sapato Rosa Choque e da Minha Irmã é Verde Limão! Eu era roqueira? Pareço o Flash da Banda Gun´s Rose ai né??? Tirando o cabelo loiro!)

15 dezembro 2009

Um constrangimento me leva a minha luz.

Vou explicar aqui, que santo constrangimento foi esse.


Eu tinha acabado de sair de uma Faculdade particular aqui do meu Estado onde estava tendo um seminário sobre Biociências Forenses (isso mesmo, eu faço biologia e tenho bolsa e trabalho com entomologia forense, especialmente vespas parasitóides, claro que mais tarrrde explicarei como funciona essa área) e nós, quer dizer eu, queria porque queria passar no shopping pra ver se tinha ingresso pra assistir o filme lua nova (éee lua nova, até eu sou vítima dessa história, hauhauhau) fomos andando da faculdade até o shopping, aqui em Macapá não é muito grande, a gente agüenta andando de uma quarteirão a outro, o principal santo problema da minha grande Cidade é o calor, égua do calor brabo, pensem num calor insuportável.


Chegando lá, subimos até o terceiro andar, fomos lá, como posso descrever...aquela área que vendem ingresso, depois acho esse nome, que esqueci! Saco!


Chegando lá eu perguntei pro cara, isso mesmo eu falei (hauahuahua), ta vendo só como sou grata por falar e entender os lábios.






____ Moço, vocês ainda estão vendendo ingresso pro filme Lua nova?
____ Estamos sim.
____ Mas eu posso comprar logo agora (era uma sexta) e assistir amanhã (sábado, claro né) ?
____ Não, o ingresso só vale se comprado no mesmo dia.


Eu pensei : Mas que frescura...


____ Então, vocês vão começar a vender a partir de que horas, porque tem muita gente assistindo esse filme e não quero perder. (Mais desesperada logo!!)
____ A partir das 14:00 horas até 17:00 Horas.
____ Muito Obrigado então (Dei um sorrisão pra ele).


Nisso tudo a minha colega Val (trabalho junto comigo no laboratório de Artrópodes, também é bolsista) ela tava no meu lado, e fomos embora e passamos perto do Bob´s  e chegando lá eu vi uma mesa onde tinha surdos e mudos, todos sinalizados (sabiam Libras), e entre eles tinha um professor que era ouvinte. Eu cumprimentei e conversei com esse professor.


___Oii! Tudo bemm?
___ Tudo bem e contigo?
___ To bem!
___ Você está sumida! Nunca mais foi lá (ele tava referindo que eu nunca mais apareci no centro de surdos e mudos daqui de Macapá) e depois ele me apresentou pra todos na mesa.
Eu cumprimentei e tudo, os surdos me perguntando (em libras, e eu tentando entender, rs) se eu sabia libras, e tudo, eu disse que não, que eu falava e fazia leitura labial. E pra minha incrível surpresa, esse professor meio que queria, me passar por algum constrangimento,  disse:


___ Me falaram (o engraçado, é que ele insistia em falar em língua de sinais comigo e falando ao mesmo tempo, eu notei que nesse momento, eu começava a ficar meio irritada) que você não gosta de libras que não quer aprender libras.


Imaginem a minha cara de assustada, a primeira coisa que eu pensei na hora foi: quem foi o filho ************* que falou isso pra ele, ou ele ta querendo se livrar colocando culpa nos outros? No momento eu fiquei constrangida por não saber libras, ai eu disse:


___ Não, não é isso (eu sou do tipo de pessoas que quando alguém me magoa ou bagunça com minha cara não sei reagir, eu fico meio travada) isso é mentira, eu que não tenho tempo. E o cara me olhava meio torto, meio estranho, meio desconfiado....puff... masáaa!


E a Val minha colega, ela sabe libras, e ficou conversando com eles um pouco tudo em libras!


Fomos embora, eu fiquei na minha, fiquei pensando e pensando no que ele tinha me falado, fiquei analisando se a atitude dele era correta, se ele tinha esse direito de falar assim comigo. Fomos pra parada de ônibus, peguei meu busão, e eu ainda pensando no que ele tinha me falado, tava ficando magoada com isso. Desci no meu ponto e fui andando e passando na frente da escola onde minha Mãe trabalha (essa maravilhosa mulher se chama Irene) e vi que ela estava na frente conversando com os funcionários de lá, resolvi ir lá, cumprimentei todo mundo e todos me cumprimentaram e aguardei minha mãe até o término da conversa dela (um detalhe: a escola da minha mãe fica em frente a rua onde eu moro, que inda nem é asfaltada, acreditem se quiser hauahuahu). Fomos andando até nossa casa e no decorrer do nosso caminhar eu contei tudo o que tinha acontecido e minha mãe fala:


___ Masáaaaa, quem foi que te falou isso???
___ Foi aquele professor magrelo, tu lembra? Que quando a gente foi num seminário de surdos e mudos e ele ficava sempre lá na frente orientando os surdos.
____ Ah, acho que sei quem é, mas não to lembrada.
____ É, o cara de pau disse assim: Me falaram!!
____ Mas é doido mesmo! Mas quem será que foi que falaram pra ele?
_____ Eu não sei! Eu não entendi a dele, o que ele pensa que eu sou? (já tava começando a ficar puta) o povo daquele centro adoram falar  de mim só pode, só porque eu falo e não sei m**** nenhuma de libras, acho que eles pensam que eu tenho vergonha de ser surda só porque nunca visito e nem frenquento lá. (Eu comecei a chorar, sou chorona de carteirinha, choro principalmente quando to com raiva e quando alguém me magoa, hauhauhua)
____ Olha minha filha, nem adianta tu ficar assim, tu sabe muito bem o que tu é, hoje tu tem tudo graças a todo o teu esforço, graças ao fato de tu falar e fazer leitura labial, se tu só soubesse libras, eu vejo assim, tu não chegaria onde tu ta hoje, tu passo na federal sozinha e não dependeu de ninguém, aprendeu na escola tudo sozinha, e eles não tem porque fazer isso contigo, te obrigar a fazer libras como se tu precisasse. Porque tu não precisa, tu tem a tua vida e se dá bem com o que aprendeu. Deixem eles pra lá, mas eu sei quem foi que falou, vou conversar com ela (mamãe acha que foi uma professora, que trabalhava com ela na escola dela) e explicar porque minha filha nunca precisou de Libras. Bom a mamãe falo bem bonito, não foi bem assim como coloquei em cima, ela falou melhor!! Eu não to bem lembrada hauhauhua, to te falando!
___ É mãe, fala mesmo com ela, e pergunta por que ela fica se metendo na minha vida, manda ela ****. Égua, eles pensam que eu tenho vergonha, que não quero aprender libras pra não ter vergonha, se eu tivesse vergonha do que sou, eu nunca andaria com ouvintes como sempre fiz, eu andaria só com surdos e mudos naquele mundinho deles fechado, eu não tenho vergonha de falar, eu vou continuar falando e só vou aprender libras quando eu quiser, quando sentir vontade.


____ Pois é, tu não pode e nunca teve deixar de falar, realmente, masá, agora eu to aqui pensando que esse cara é doido mesmo. A mamãe ficou pensativa....
___ Eles não entendem, eles acham que só porque sou surda tenho obrigação de aprender libras, tenho que fazer só amigos surdos, tenho que viver lá no centro. Eu tenho minha vida, tenho meus amigos, não tenho amigo surdos, não porque não quero, porque eu cheguei até aqui, fiz essa escolha. Não tenho nada contra libras, mas nessa vez eles passaram dos limites pro meu gosto, isso já ta demais!!


Foi assim, a nossa conversa durou a tarde toda, contei pra minha irmã Ariana, ela fico mordida, falo um monte de coisa. Disse que eu tenho que continuar fazendo o que eu sempre fiz, falar e fazer leitura labial e pronto! A gente ficou conversando uns bons minutos sobre isso. Contei pro meu namorado ( Alielton, esse menino é Maravilho) foi assim, contei pra todo mundo, quando eu fico indignada com uma coisa eu conto mesmo, eu falo e falo sobre essa situação até me cansar!






Ai me acalmei, baixei meu santo e refletir: Bom, isso quer dizer que acontece com todo mundo que é surdo oralizado, o único jeito de evitar esse constrangimento é falar sobre o assunto. E fui na comunidade de Surdos Oralizados no Orkut, e relatei o meu caso por lá, eu já tinha um blog, mas meu blog mal era conhecido (Ainda é hauhau), eu apenas queria um blog pra publicar meu poemas, ai resolvi refazer, e publicar sobre o mundo do meu ouvido (Isso mesmo, o constrangimento me levou a essa Luz). Realmente, nunca pensei em fazer um blog sobre minha surdez, ainda mais porque, eu não vivo em função dela, tudo que eu faço na vida e conquistei partiu do meu esforço e meu caráter, eu realmente ultrapassei aquela idéia que a minha surdez está presente o tempo todo, ela está,  mas eu nunca me vejo como uma excluída, uma peça a menos no nosso quebra cabeça, simplesmente me vejo como uma menina que ficou surda e teve que superar todos esses obstáculos, tive que lutar pra manter a fala, pra acreditar que um fato limitante físico não atrapalha nossa vida, que vivemos muito bem com um membro a menos no nosso corpo, no meu caso, o meu ouvido.


Sim, eu já tive meus momentos de solidão, porque deixei minha surdez me abalar, isso foi na minha adolescência e contarei tudo aqui como isso aconteceu e porque aconteceu.


Finalizando: O professor foi anti-ético (será que na nossa nova gramática anti-ético é junto ou separado? Vou já, já estudar logo essa nova gramática hahauahua), como professor, ele deveria estudar mais sobre a diversidade dentro da deficiência, existe vários tipos de surdos, cada um com sua escolha, há o surdo e mudo sinalizado, há o surdo bilíngüe (que sabe libras e é oralizado), há o meu tipo, sou oralizada e não sei Libras e há muitos outros que vocês nem imaginam, que vou já, já, colocar por aqui.


Gente! Ainda tenho muitas histórias viu?? Até mais!








14 dezembro 2009

A Moranguinho.








Eu era uma criança um tanto diabinha...adorava mexer com outras crianças, e essas crianças perdiam a paciências comigo, bom quem não perderia? Hauhauhua

Porque, realmente, eu era muito atentada (coloca atentada nisso), hoje, posso dizer que sou bem comportada, há amigos meus que não concordam com isso (hauahua), mas tudo beemmm a opinião é de cada um, num é!!!? J


Isso mesmo, eu nasci ouvindo e tudo o mais, aprendi muito cedo a falar e aprendi muito cedo a xeretar a conversa dos outros!! Sabia de tudo ao meu redor só ouvind!! (Isso quer dizer que aproveitei muito bem a minha extinta audição!) A última lembrança que tive quando ouvia, era uma música da Angélica ou Xuxa (as meninas, inclusive eu, dançávamos, cantávamos, pulávamos, ríamos e tudo!), foi no aniversário da minha irmã lá em Barbacena, Minas Gerais, onde Minha Tia Ângela e Minha Avó (já falecida) por parte do Papai promoveram essa festa pra minha irmã Ariana e tema do aniversário dela era da Moranguinho!
 Por isso a foto acima é da Moranguinho, porque quando lembro do bolo automaticamente lembro que já escutei um dia na vida. Eu tinha lá pelos 2 pra passagem de 3 anos. Não encarem isso como uma história triste não certo? Orasssss!









História igual a minha e a sua!

Estou aqui novamente...como eu começo, Meu Deus!! Quando começo a escrever começo a esquecer o que vou escrever...vai saber!


Bom, primeiro vou me apresentar: Sou Gabriela...podes me chamar de Gabiru na boaa..depois conto dessa do meu Apelido....hauauhua



Bom, como disse, o meu blog será voltado especialmente ás pessoas que tem o problema limitante, digo limitante no sentido físico, porque é só os nossos ouvidos que não funcionam o resto é 100% perfeito! Podes Apostar hein! Nossa..minha história é grande...grande e até cansativa de contar...por isso existe o blog...poderei contar pedaço por pedaço durante um bom tempo por aqui...espero que vocês se interessem...é claro...não só abordarei sobre o mundo surdo de gabiruu mas sim sobre todas as deficiências e todas diferenças do mundo..e você vai verr que minha história é igual a sua mas só muda o título! Todos estamos seguindo pelo mesmo caminho que é chegar ao melhoramento do caráter como pessoa.! Isso mesmo! Caráter! Que tal uma entrevista comigo mesma?