Pages

Subscribe:

26 fevereiro 2010

Coisas Inexplicavelmente irritantes.

Sabe aquela sensação de como você é tratado por aqueles de uma forma totalmente irritante e até inexplicável.

Quando alguém me vê pela primeira vez, eles pensam que eu sou ingênua, coitadinha, boazinha, educadinha, delicadazinha... Não se enganem!

Eu sou capaz sim, na cara de pau de fazer tudo isso acima só pra enganar, mas sinceramente, não consigo! É perda de tempo e experiência!

Uma coisa que me deixa p.. da vida é quando alguém chega comigo falando em linguagem de sinais e começam a falar meio que rasgando a boca pra mim, pelo amor de Deus também não é assim não...

É quando uma pessoa chega comigo e começa a me tratar como se eu fosse uma criança de 2 anos, dá vontade de dizer bem alto e estupidamente claro: Alôooooo! Tenho 22 anos! Tenho um corpo são e mente sã!!!

E teve até gente que me perguntou: mas você pode dirigir? Mas como?? Imaginem a minha cara....

E outra, é muito difícil, mas muito difícil alguém querer me fazer mal, porque eles tem pena, pois já sofri demais na vida, que nada!! Ainda tenho muito que viver hauahuahua. Não to brincando, as coisas ruins que aconteceram comigo foi quando eu estava na primeira série, umas meninas não foram com a minha cara. 
Depois conto essa historia. As pessoas que mais brigam comigo, como sempre, é minha família e meus grandes amigos e meu namorado, eles não tem papa na língua comigo não hein! Falam o que tem que falar quando estou errada e eu também perco a cabeça com eles! Tem que ser assim! E eu também erro muito com as pessoas e às vezes é bem feio.

Uma vez minha mãe foi num mercado pertinho da minha casa, e chegando ao caixa a dona do local perguntou: eu vi sua filha com o namorado dela, ele também é surdo?

O QUÊ?? PAUSA AIIIIII!

Que isso minha querida, minha mãe levou um susto e disse: não senhora, ele escuta muito bem! Ah! Se eu tivesse lá, mas eu não faço nada huahauhaua.

E tem outra, não vou dizer quem é, mas se ela ler isso com certeza vai se identificar: eu sempre vou, às vezes, na casa dela junto com a mamãe, e ela me perturba falando que tem um pastor  que vai me fazer voltar a ouvir, porque ele já fez várias pessoas voltarem a ouvir que é pra mim ir lá rezar e orar, que vai me fazer voltar a ouvir! Já repeti que ele vai me fazer voltar a ouvir se eu for lá?

Desculpe se ofendi alguém que acredita nisso, mas pra mim milagre só quem faz é Deus, não dessa forma material, não existe milagre material, só exclusivamente espiritual. Ela fala pra mim como se eu sofresse absurdamente por ser surda, que chega a ser uma ofensa.

Mais respeito pelos surdos oralizados,  é pra isso que existe a INFORMAÇÃO, por isso meu objetivo do Blog é esse, informar e esclarecer pra acabar com os estereótipos acerca de nós.

Cabra Cega




Uma vez resolvi brincar de Cabra cega! RS

Nessa época eu morava em Macapá, mas sempre ia aos feriados, fins de semana passar um tempo em Porto Grande na minha casa que era de alvenaria, mas ainda não era pintada.

E sempre ia toda a família, inclusive meus primos, na faixa de etária de 4 a 14 anos.

E num dias desses resolvemos brincar de Cabra cega!

E começamos a nos organizar e foi:

Minha prima Rafaela foi mãe..menos eu
Meu primo Marcel foi mãe..menos eu
Minha irmã foi mãe..menos eu
Minha prima Maíra foi mãe..menos eu!!

Isso porque ninguém conseguia me pegar! Hauahua

E esses primos começaras a reclamar que eu ainda não tinha sido mãe! E falaram que era a minha vez!

E eu na boa, falei que ia ser! Ai lá foi, pegaram um pano e colocaram nos meus olhos e amarraram bem forte!

E meu rodaram, rodaram e rodaram e eu comecei a contar: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8......

Peeeennsa e Imagiiiigem!

Eu tava surda e cega nesse dia, mas isso nem passo pela minha cabeça, eu me sentia perfeitamente normal 
nesse dia! E os meus primos também, acharam aquilo uma coisa como outra qualquer! Graças a Deus né??

Depois de contar comecei a procurar cegamente, e nada! Procurava e nada, por todo o canto infinitamente e nada! E os desgraçados ficavam me dando umas cutucadas!!

Mas continuava a minha caçada pela minha casa com as mãos que nem uma múmia (sabem né?) Mas nada! 
Até que fui andando e andando e resolvi virar........................................................................ Dei uma cabeçada na parede de casa, e toquei minha cabeça e fui olhar e tava só sangue!! Pronto, bem feito pros meus primos e resolveram chamar o papai e a mamãe! Hauahuahua

E eles tiraram o pano e me levaram pro pronto socorro, e eu nadinha de chorar, e fui lá na boa e levei três pontos! Hauahuahua

É eu não tinha equilíbrio ainda, e os meus olhos servem até hoje pra me manter em equilíbrio! Pensem, eu criancinha sem escutar nada e ver nada nessa brincadeira de boa vontade que meus primos me colocaram! Hauahuahua

13 fevereiro 2010

Falando em Balé



É gente, aqui eu de novo em Pleno Carnaval, amo Carnaval, se eu pudesse eu dava um giro por Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e qualquer cidade de puro carnaval!

Como eu disse, amo dançar desde pequenina.

Mas minha paixão mesmo por dança começou quando eu tinha 11 anos.

Na minha escola Cei começava uma nova aula, e a aula era de dança de todo o tipo, e foi uma galera nessa onda, só meninas, é claro.

Minha professora se chamava de Lívia, era gente fina só, e começou a dar aula básica de balé pra gente e eu adorei, não faltava em nenhuma aula!!

Fui dançando e dançando e pegando o jeito e um dia a professora disse que tinha um teste para ganhar bolsa num estúdio de Balé da irmã dela que se chamava de Rose, e o nome do estúdio era Studio Rose.

Todas as minhas amigas se inscreveram e, inclusive eu, é claro. Não demorou muito para sermos chamadas para fazermos o teste. Passou um tempo e chegou a hora do teste e era assim: tínhamos que fazer os passos básicos do balé que aprendemos com a professora Lívia e tínhamos que dançar um pouco também.

Eu fiz lá a minha parte! Fui dançando o que tinha aprendido, fui dando uma enrolada lá pra agradar a coreógrafa Rose! RSRSRSRS

Nessa fez demoro pra sair o resultado! E era a professora Lívia que ficou responsável para a divulgação final! Adivinha? Eu entreiiii!! Eu e mais 3 amigas minhas!

Eu fiquei tão feliz, nem imagina, meu sonho era dançar Balé.

Eu me esforcei muito nesse estúdio, sempre fui chamada pra fazer parte das apresentações, no total eu já fiz várias, acho que mais de 20 apresentações, contando com as apresentações que a professora Lívia me chamava para fazer nas comemorações de datas especiais da Escola, foram tantas que perdi a conta.

De tanto que eu me esforçava no Studio Rose, eu fui logo aceita pra fazer parte da Companhia Principal do Balé, ou seja, aumentei de nível, pois já podia fazer o uso da sapatilha de Ponta e dançar com os melhores dançarinos do Studio Rose. Participei de duas apresentações de Balé Clássico chamado de Flocos de Neve e o Balé clássico famoso chamado Gisele, e participei de um balé contemporâneo bem organizado pela coreógrafa Rose chamada de a Lenda do Boto, essa dança foi uma tanto cansativa, nós ensaiávamos na lama do Rio Amazonas todos os dias! E nossa apresentação foi linda, aquela coreografia bem fogosa na lama! E fiz mais outras danças por ai, não to bem lembrada.

Eu era considera uma das melhores, vou dizer aqui o que me diziam na época: você tem um charme na dança, uma simpatia e facilidade de fazer um giro mesmo não escutando nada. Isso mesmo eu era a única bailarina surda no Studio e fui bem aceita graças a minha força de vontade em querer dançar e o fato de eu ter um problema no equilíbrio, mas eu fazia de tudo pra não perder o equilíbrio.

Na escola eu era conhecida como a bailarina, porque eu fazia todas as apresentações, e sempre participava do desfile de miss caipira e ganhava todos hushuhauhauha, inclusive, ganhei o último título de miss caipira simpatia na minha universidade huahauhua!

Eu coreografei na escola as minhas próprias danças, e escolhia minhas próprias músicas. O meu método era assim: eu colocava o som e sentia a vibração e começava a contar até começar a música, e depois ia pra área pra começar a dançar, então eu começava a dançar através da contagem que senti na vibração que a música tinha começado a tocar a fundo (vocês entenderam ? hauhauhua, to tentando explicar aqui!).

 Eu queria fazer a risca, queria dançar de acordo com a música mesmo não ouvindo as pausas e ritmos nitidamente, por isso o aparelho auditivo sempre me ajudou muito nisso, tinha alguns sons que eu conseguia escutar, mas eu tinha que ficar um tempão ouvindo atéee entender. Era difícil, porque eu repetia isso umas milésimas vezes até ficar perfeito tanto na dança e seguindo a música. Isso mesmo era dançar no silencio, porque era tudo contagem, voltava a sentir o som e contava quando tempo levava depois dançava contanto na cabeça, era mais ou menos assim.

 Minha irmã sempre me ajudou nisso, ela me dava um sinal quando a música começava, ai eu contava até a música começar a tocar a letra e ia contanto tudinho na cabeça até a música e a dança acabar.

Esse método eu só utilizava quando fazia apresentação individual, eu sempre quis dançar sozinha ahauhaua. Antes de entrar no palco, a professora Lívia sempre ficava atrás de mim pra me da um cutucão no momento que a música começava e o resto do trabalho era tudo comigo!!

Nas danças coletivas era mais fácil, porque ficar olhando os outros fazendo acaba ficando perfeito, e reparar no ritmo que o corpo se movimenta é como escutar a música.

Sabem aquelas pessoas que não tem muito jeito pra dançar, ficam dançando fora do ritmo? Pois éee, é um perigo pra mim, se eu tiver sem aparelho e nem sentir vibração alguma vou jurar que é daquele jeito que se dança hauhauhauhau!

É isso gente, dançar é vida e magia! Passei 4 anos no Studio mas eu larguei porque queria novos horizontes!



09 fevereiro 2010

Alunas surdas aprendem a dançar pelas vibrações do som no corpo As oito meninas do grupo do Ballet da Cidade têm entre 13 e 64 anos

Navegando pela net e encontrei essa matéria! Confiram!Silvana de Castro | silvana.castro@zerohora.com.br
Dançar sem música pode parecer impossível para qualquer pé-de-valsa. Mas para alunas de um balé de São Luiz Gonzaga, nas Missões, o som é secundário. Surdas, elas dançam no silêncio.

As oito meninas e mulheres desse grupo do Ballet da Cidade têm entre 13 e 64 anos. Há três anos, sentem o ritmo pela vibração das ondas sonoras no tablado e no corpo durante as aulas. Para levar a dança para a vida das alunas, a bailarina e coordenadora do grupo, Lisia Di Primio, explora a percepção e a observação aguçadas dos surdos.

— Fizemos exercícios para elas perceberem os ritmos. Elas sentem os batimentos cardíacos, ficam descalças para notar a vibração no chão. Elas sentem a música — conta a professora, voluntária no projeto.

Olhar os movimentos da professora é um dos trunfos para aprender:

— Antes, eu dançava em baile. Olhava como os outros estavam fazendo e sentia a vibração no corpo — conta Cíntia Marques da Cruz, 15 anos, confessando que desde que as aulas começaram nutre dois sonhos: aprender a dançar balé e desfilar como modelo.

A comunicação entre elas e Lisia é intermediada pela professora das classes especiais Ilsa Dubal de Souza, que repassa às meninas as instruções da coreógrafa a cada ensaio. Nas primeiras coreografias do grupo, as alunas aprenderam o balé moderno, com músicas propositadamente bem marcadas. Agora, o desafio de Lisia é ensinar o balé clássico, com ritmos menos vibrantes.
Entrando no ritmo
Os surdos podem sentir os sons das músicas. Com as vibrações da ondas sonoras no corpo e no chão, percebem os ritmos e as pausas. Como desenvolveram a observação, captam rapidamente os movimentos da coreografia olhando o professor. Têm facilidade com a dança, pois utilizam a expressão corporal e facial para se comunicar.
 fonte ZERO HORA

Música, Música e música.



Eu sempre amei dançar, já dançava desde meu 2 aninhos, na batida da musica da Angêlica e Xuxa, era fã delas.

Na festa da moranguinho no aniversário da minha irmã em Barbacena (MG) estava tocando uma música, lembro que eu dançava com aquela vontade toda de criança inocente (vocês sabem como é né? Criança tem uma dança sem noção hauhaua)
.
Mesmo depois que fiquei surda, eu só conseguia sentir a vibração, mas para mim, parece que eu estava escutando, eu nunca, em nenhum momento, deixei de amar a música, mesmo quando a ficha caiu ao descobrir que eu realmente era surda.

Eu sempre toco a minha mão em qualquer equipamento que emite sons, como rádio, televisão e por ai vai. E começo a sentir aquela batida, seja ela rock, metal, axé, valsa, pagode não importa, mas sempre coloco e consigo entender a música como ela é.

E quando compro DVDs, piratas especialmente (que vergonha né?), tem que ter legenda, nem adianta, música sem legenda e só com som pra mim não tem graça nenhuma. Não importa a língua da legenda, tem que ter! Coloco o DVD e coloco meu aparelho auditivo e coloco o volume bem alto e boto a legenda e fico lá cantando e fazendo aquelas mexidas no corpo de acordo com a música, e quando não estou com aparelho eu gosto de sentir a vibração que vem do chão, do sofá da sala hauhauha. É assim mesmo, o meu modo de captar a música é esse!

Minhas Músicas do Momento!

Beyoncé

Halo


Black Eyed Peas

I Gotta Feeling

Black Eyed Peas

Meet Me Halfway

Colbie Caillat

Fallin' For You

Katy Perry

Thinking Of You

Tem Muito mais! Mas nem to lembrada hahahahaha

04 fevereiro 2010

O despertador

Tem dias que eu pego o busão e sempre to com uma bolsa grandona, e passo na roleta e procuro uma cadeira e me acomodo.

E tem dias que entro e todo mundo fica me olhando e eu penso: será que sou gostosa demais? Feia demais? Um monstro? Ou sou sexy pra andar de ônibus? Hã hã?? Mas sim! Porque ta todo mundo me olhando hein!!? Meu aparelho auditivo chama tanta atenção assim??hã?? rsrsrs

Chego em casa e abro a bolsa e a primeira coisa que olho, sempre, é meu celular, e lá estava o celular com o despertador que tinha tocado várias vezes, meu despertador é programado pra tocar 10 minutos toda manhã, as vezes esqueço de desativar ele! Então era isso!! Rsrsrsrsrsrsrs

Era o barulho danado que ficava tocando no ônibus e eu nemmmmmm, tem dias que nem consigo sentir a vibração do celular! Ai eu penso: então era por isso que não paravam de me olhar, ele tocando e eu nemmmmm! rsrsrsrsrs

Desenho feito por mim!