Pages

Subscribe:

19 julho 2010

Meu Aparelho, Meu Namorado.

Notei que nunca mencionei aqui como é minha relação amorosa com meu aparelho auditivo que nunca teve um nome, apenas o chamo de aparelho! E olha que esse aí tem cada história, afinal não só ele, todos os meus 3 aparelhos e hoje uso o 4°.

Logo que tive alta no hospital, só se passaram 2 meses que fui pra Belém, e neste lugar passei um bom tempo fazendo todos os exames para detectar o grau da perda auditiva e adquirir o laudo médico para o uso do aparelho auditivo AASS, e tive logo que me adaptar, por recomendação médica, para que eu não perdesse a fala e praticasse fono para ter uma noção melhor dos sons produzidos.

Então foi com 4 anos que o tive pela primeira vez e nunca considerei isso estranho e nem reparava alguém me olhando com aquela coisa grande na minha miúda orelha, e ainda não sabia colocar o aparelho, era a mamãe ou o papai que colocavam pra mim, sempre segurando a minha cabeça quase encostando no ombro e também, inevitavelmente, sacudindo total o crânio para encaixar aquela prótese de borracha (que era feito na época) no ouvido interno e eu saia tontinha pela casa inteira rsrsrsrs.

Hoje, como falei, uso o 4.° aparelho auditivo no qual recuso falar sua marca com medo de sofrer processo de algum fabricante já que não tenho a autorização #medo. Mas não posso deixar de colocar aqui, que todos os meus aparelhos sempre foram da cor bege e os obtive graças à ajuda financeira da minha Vô Nely que faleceu eu 2006, no qual devo meu amor e imensa gratidão pela sua existência, no início desse ano ganhei o mais novo atual e mega aparelho auditivo digital que anda me trazendo aquelas maravilhas que antes não experimentara, da minha tia Ângela que é filha da minha vô Nely e irmã do meu pai onde reside em Minas Gerais, Barbacena, se quiserem ter um é só falar com ela (brincadeira hauhauhua). (Amo você Tia)

Achei maravilhosa essa nova tecnologia digital, minha voz ficou mais clara, consigo identificar melhor os sons e olhar na direção certa de os barulhos estão vindo e, melhor ainda, consigo pegar um bom som de uma música, é ótimo pra música, fiquei felizona com isso! Ainda tenho o 3° guardado, porém não o uso porque esse digital superou o coitado, mas deixa o menino descansar, foram 7 anos usando o  3°! Apesar da tecnologia, esse aparelho não tem liga e desliga, por isso tenho que sempre levar o estojo do par de aparelhos na bolsa, isso é irritante, porque tem dias que não dá pra agüentar a “encheção” de saco dos barulhos patrulhando no meu ouvido e não tem como desligar e tenho que tirar da orelha e ainda por cima tirar a pilha porque fica apitando e todo mundo pergunta “QUE BARULHO DOIDO É ESSE??”.

E devido ao meu tipo de perda auditiva, consigo captar sons como carro, buzina, latido, alguma música tocando, tipo de estilo de música, alguém gritando (especialmente argh) e é difícil, mas até consigo, se eu prestar muita atenção: canto de passarinho! Mas fonemas, como palavras são pronunciadas não consigo, afinal, tive uma perda bem na periferia do meu cérebro que danificou o nervo auditivo e acreditem, nem esse digital faz milagre, mas que ajuda, ajuda!

Quando tinha 11 anos eu odiava andar de aparelho auditivo, era todo mundo reparando e perguntando e eu tinha uns chiliques e choros que cheguei até a pedir pra mamãe pra comprar aqueles aparelhos que fica no ouvido interno! Como na imagem ao lado, assim ficava em paz comigo mesma! ¬¬ Mas tu mesmo gabii!

Hoje ando com ele na boa, sempre vou com ele pra universidade e qualquer lugar, mas tem dias que não dá, prefiro deixar meu namorado em casa mesmo, mas vou te falar, ele é chato tem hora, fica toda hora falando no meu ouvido assim não dá meu!

Quem mais pergunta o que é isso na minha orelha são as crianças de 1 a 9 anos, e eu sempre tento explicar pra elas da melhor maneira possível para que entendam, entre elas:
·       
         Tenho um problema no ouvido e tenho que usar!  
         Meu ouvido não funciona por isso uso! Rsrsrs
         Tenho dodói no ouvido e uso isso! 
             Eu não escuto direito!

É tantas, a última peça que perguntou o que era isso na minha orelha foi meu primo de 3 anos, uma graça, o menino entendeu tudo e até falou: tu não escuta e eu “é, não escuto!

O fato de perguntarem tanto é que acham que na minha orelha mora um brinquedo e aposto que elas tem vontade de usar também e tem uns que querem tocar no coitado toda hora e já teve um diabinho que tentou tirar o menino quase levando junto a minha orelha. Rsrsrs

E teve uma vez que fui tomar banho e quando dei por mim tava com o seu Zé, e saí desesperada do banho e tirei da orelha e fiquei sobrando, ligando e desligando pra ver se ainda funcionava! Ontem (18 de julho) estava na casa do meu namorado e resolvemos tomar banho de piscina e fui me trocar e chegando lá ia me preparando pra dá aqueles pulo ai o Alielton me parou e falou “Tirou teu aparelho?” e eu “Claro seu doido!”, ele começou a rir, porque sabe que sou meio esquecida nas coisas, depois disse “Mas a piscina é muito rasa pra esse pulo que tu queres da!”. Ta bom amor!!

Gente, tenho mais, mas guardarei para caprichar meu Blog certo! Até!

08 julho 2010

Experiências Diárias

Como vocês sabem, pra quem já leu todo meu Blog (sei que a maioria tem um baita preguiça de ler, mas tudo bem!), no meu dia a dia sempre estou surpreendendo a todos e a mim mesma, é claro!

Antes eu morria de vergonha (até os meus 17 anos), de chegar num lugar para comprar algo, pedir uma informação ou dá informação a desconhecidos, por simplesmente, inutilmente, ter vergonha da minha voz e fala (pensa né!), toda vez que falava achavam que eu era estrangeira ou não entendiam nada, e admito que isso me irritava e muito, já cheguei em casa aos choros por causa disso!

É claro que até hoje isso acontece mas minha reação é diferente! Semana passada, eu tinha acabado de sair da academia e minha mãe foi me buscar e tínhamos que fazer umas comprinhas como álcool, papel higiênico (que estava em grande falta em casa, rs), ração para minha poodle Melissa e cenoura para minha Hamster Bolota, e pra comprar tudo isso tive que parar em 3 Mini Box e para vocês derem uma idéias, nos 2 comércios que fui, uma pessoa em cada se estranho com minha cara! hauha

No comércio que fui comprar ração eu perguntei se tinha saco da ração pedigree e o cara não entendeu, perguntei de novo, mas quem entendeu foi outro cara que tava no lado desse, e o cara que não entendeu estava prestes pra rir e eu fiquei séria e encarei fixamente ele e pensei: tas pensando que és o que? Na hora, o cara fico sério e ignorei ele e dei atenção ao cara que foi educado comigo! E como não tinha o saco tive que levar um quilo.

Voltei pro carro e a mamãe me lembrou que eu tinha esquecido de comprar cenoura e fomos parar mais a frente em outro Mini Box. Fui lá e perguntei e tinha e pra minha surpresa, tinha um garotinho cara de pau de bicicleta atrás de mim que resolvei ir na minha frente pra ver  a minha cara e encarar porque eu falava daquele jeito e por estar usando aparelho auditivo, juro pra vocês, o menino fico me encarando e nessa vez eu tive que me segurar pra não rir! hauha

Entrando no carro a mamãe reparou que o menino ficava me encarando e eu disse:

___ Hi Mãe to até acostumada já!

e Mamãe:

___ Que bom minha filha, porque se ligarmos pra isso toda vez que acontece a gente fica doida!

Mas e num é gente? hehehehe

Nunca levem a sério a fato de você ter uma limitação física, encarem e se estranharem, ignorem! :) 


Desculpe os erros de português acima, li de novo e vi uns ai ai ai hauha