Pages

Subscribe:

03 outubro 2011

A diferença entre Ouvir e Escutar


Depois de 7 meses, finalmente, volto à ativa aqui, estava passando por algumas adversidades, digo, preguiça mesmo!rs

Como sempre, a vida de um surdo oralizado é repleta de novidades, dentre as mais inacreditáveis, no meu sincero ponto de vista, é tentar explicar a diferença entre OUVIR E ESCUTAR para os desentendidos (desculpe a ofensa!) do assunto, ou melhor, àqueles que nunca leem o dicionário (desculpe novamente a ofensa!). rs

Sei que pareço estar irritada aqui, mas parando pra pensar, a maior parte da minha inspiração veio da minha irritabilidade, pois foi o que me motivou a fazer o blog! (Leiam nas primeiras postagens!).

Enfim, voltando ao assunto, quando estava escrevendo essa matéria num papel A4, agora estou passando a limpo para o Word, procurava o dicionário Aurélio, quando o achei em um armário da sala de casa, eu vi que não era o famoso Aurélio!  O nome do coitado é Minidicionário Soares Amora da Língua portuguesa, 6° edição, Revista Atualizada de 1999, ganhei ele, depois fui me lembrar, na 5° série.

Aqui vai uma citação sobre o significado de OUVIR:

“1. Perceber (sons, ruídos) pelo sentido da audição; 2. Tender, obedecer; 3. Tomar depoimento de; 4. Consultar.

Agora o significado de ESCUTAR:

“1. Tornar-se atento para ouvir; 2. Perceber; 3. Dar ouvidos a; 4. Prestar atenção para ouvir alguma coisa.

É aquela clássica situação quando a Mamãe diz:

___ Eu falo, falo e falo e essa menina não ouve nada do que eu falo!

E dá vontade de responder: Mas Mãããe eu não ouso, eu escuto!!! Rsrsrsrsrs

Mentira gente, nunca digo isso pra ela senão vem uma bronca daqueeelas!

Portanto galera, eu escuto, porém não ouso! Mas ai vem uma peça e pergunta:

___ Então por que você usa aparelho????

Eu tenho vontade de ser grossa e responder: O senhor/senhorita quer que eu seja atropelada???
Maaas como minha mãe me ensinou a ter bons modos, ela tem razão, o mundo está precisando de gente assim, eu digo: por que eu preciso escutar os barulhos, como, latidos de cachorro, canto de passarinhos, sons instrumentais e para ouvir buzina, porque o senhor já viu né, com essa imprudência humana no trânsito eu posso ser atropelada! Rsrsrs

Ai o sujeito faz uma cara beem linda de exclamação: Aaaaah siiim! Mas não parou por aí, ele ainda resolve fazer uma pergunta dificílima que nem Deus soube responder!

____ Então como é que você escuta com o aparelho?

E eu fico em silêncio durante alguns minutos, e começo a rir e percebo que se eu tivesse no lugar dele também ia querer saber como se escuta com o aparelho auditivo, é muito difícil explicar, só sendo mesmo uma doutora em fonoaudiologia. A minha resposta para essa situação curiosa seria assim: eu queria mesmo lhe explicar se eu pelo menos me lembrasse como é não ser surda, para pelo menos fazer alguma comparação. A moral dessa história é que o sujeito acaba não entendendo nada hahahahaha.

E o mais engraçado ainda, é que sempre vai haver alguém me perguntando por que eu uso aparelho se eu não ouso nada! Sabem por quê? Porque quando eu digo: eu perdi 90% nos dois ouvidos e não ouso nadaaa! E vocês já sabem da história!
A minha única alternativa é: oolhem no dicionário a diferença entre ouvir e escutar cabeçudos!! Rsrsrsrs.

Beijos!