Pages

Subscribe:

03 abril 2012

Proteja a audição do seu filho!



Quando vou a shows e eventos que utilizam aquelas caixas de som, média e enorme, com volume altíssimo, fico mega agoniada quando vejo crianças de 1 a 5 anos e até bebês de (de 2 a 11 meses)  no colo de seus pais (despreocupados) perto das caixas de sons, e seus filhotes ouvindo aquela barulheira e eu me pergunto: Se fosse meu filho, eu tinha dado um jeito de colocar um algodão ou algo para tampar dessa barulheira!!

Juro para vocês me dá uma aflição danada, fico imaginando que essas crianças vão ouvir aquele zumbido estridente e não entenderem o por quê disso! As mamães e papais e também os futuros pais tem que colocar no dia a dia do seu filho que proteger e cuidar da saúde auditiva é prevenir problemas futuros de audição.







O site Humana Saúde (2011) mostra dados da Pesquisa brasileira que alerta sobre a perda de audição nas crianças, mostrado recentemente, uma pesquisa feita em Campinas (SP), que crianças estão perdendo a audição por causa de hábitos errados, atenção aos dados abaixo:

Foram estudados 500 casos para saber quais tipos de som elas estão expostas e, para a surpresa de muitos, foi comprovado que 29% delas têm queixas auditivas e 10% nunca tinham passado por um exame de audiometria” (Fonte: Crescer, Edição: A.S., 10/05/2011)

Segundo a pesquisadora fonoaudióloga Keila Knobel:

“O estudo mostra que em 90% dos casos de exposição a sons altos, pais, irmãos mais velhos e outros familiares são os responsáveis pelo comando do volume. Chiado, zumbido e apito no ouvido foram algumas das queixas relatadas pelas crianças entrevistadas.  (Fonte: Crescer, Edição: A.S., 10/05/2011)

Entenderam gente? Como estava dizendo acima, vocês que irão EDUCAR seus filhos a não ficarem expostos a sons altíssimos, pense na saúde do seu nenê! Vamos continuar? Mais um pouco para as cabeças duras entenderem!!

Ainda no site Humana Saúde (2011), o constante contato com o som de forma prejudicial leva a perda auditiva, atenção a este dado:

“(...) um adulto pode ficar exposto a um ruído de 85 decibéis por, em média, 8 horas sem ter maiores problemas. A cada cinco decibéis a mais, o tempo que ele pode ficar seguro exposto ao ruído cai pela metade. Não há como saber quais são os níveis seguros para criança uma vez que sua via auditiva ainda está em processo de maturação - e é diferente da do adulto. Brinquedos e livros educativos podem chegar a 110 decibéis.(Fonte: Crescer, Edição: A.S., 10/05/2011)

Prevenir é seguir o bom senso que um som altíssimo pode causar na criança, como televisão muito alta, carro com som alto (vidro fechado com criança dentro, o som ligado é um inferno!), shows e eventos, estes não tem como evitar, se você é daqueles que leva o seu filho como sua mochila preferida pra tudo que é canto, desde um metal até carnaval, a solução é colocar um protetor de ouvido no seu filho.

Joyce Cohen do New York Times (Fonte: Folha UOL, 29/03/2010), em 2010, acrescentou no seu artigo o que mais chamou  a atenção dos audiólogos no jogo Super Bowl, onde o zagueiro Drew Brees colocou o time New Orleans Saints à frente, foi: “o destaque veio depois do jogo quando Brees, sob uma chuva de confete, segurou no alto seu filho de 1 ano de idade, Baylen... O menino usava algo que parecia com os fones de ouvido usados pelos técnicos de seu pai, mas na verdade eram protetores de ouvido de baixo custo e pouca tecnologia para preservar seu ouvido do barulho do estádio”.

                                  Drew Bees com seu filho Baylen de 1 ano.

É tão lindo ver crianças usando protetores de ouvidos, não são caros, se você procurar direitinho, acha! Aqui estão algumas dicas:

Baby Banz, citada no artigo de Joyce Cohen, existe apenas na América do Norte, e vende abafadores de ouvidos para crianças a partir dos 6 meses de idade chamados de Earmuffs, fotos abaixo:
                                        Pink Camo da Baby Banz

Fiquei besta procurando se alguma empresa ou site vendia abafadores de ouvido para crianças, adivinhem? Não achei! Pois é, isso, na minha sincera opinião, pode ser indício de que a população e médicos não estão preocupados com a saúde auditiva dos seus filhos! Que feeeeio!!

Procurem abafadores, como na foto acima, para seus filhos, protetores auriculares são bons   mas tem um porém, podem ser perigosos para crianças, correndo o risco de engolir, foto abaixo.
                                  Fonte: IG Crianças.

Acima de tudo, saúde do seu filho em primeiro lugar, cuide do ouvido do seu bebê, faça audiometria regularmente, evite passar por transtornos, é claro, há superação dos problemas causado pela surdez (meu caso, lindos! rs), mas ouvir é o melhor para o seu amiguinho!



0 Comente!:

Postar um comentário

Quero Comentários!