Pages

Subscribe:

09 maio 2012

Bike adaptada para pessoas com deficiência


Eu, uma grande fã de bicicleta, não poderia deixar de colocar no meu humilde Blog sobre a importância da Bike na nossa vida, melhora o coração, polui menos, é silenciosa, fortalece joelhos, pernas e respiração, enfim é tudo de bom!

É claro, vou falar exclusivamente da bicicleta adaptada para pessoas com deficiência, para tooodas as pessoas, sem exceção! Todos já conhecem a bike normal, mas poucas pessoas conhecem os vários modelos de bicicletas adaptadas, que vai desde aquela que tem paralisia cerebral, falta de equilíbrio (pessoas que sofrem de grave labirintite), deficientes visuais, físicos e auditivos.




Para minha grande felicidade e alegria de muitos, encontrei um site que fabrica bikes adaptadas, o Dream Bikespecial, colocarei abaixo fotos e características de cada bike, segundo o site:

Tração a pedal, ótima bike para criança que tem paralisia cerebral, podem reparar na foto abaixo, que o pedal tem um suporte que segura os pés e suporte duplo para quadril, recomendado para idade de 7 a 12 anos, também há bike para idade de 03 a 06 anos.

                                             Triciclo Aro 20" Adaptado (Fonte: Dream Bike)

Na foto abaixo temos uma bike que serve para crianças que tem problema de equilíbrio e outras desordens cerebrais, esta é para de idade de 7 a 12 anos, porém há bikes para adultos que sofrem de labirintite, o mesmo cabe para as três rodas, na primeira foto.

                                          Triciclo Aro 20" Cross (Fonte: Dream Bike)

Triciclo Hand Bike, é para deficientes físicos, tem aquela para passeio e aquela para corrida, são muito caras, o que eu acho um baita absurdo, mas é uma das bikes que mais vem sofrendo melhores modificações para aprimorar o desempenho dos ciclistas, afinal, são usadas em grandes competições e vem aumentando, cada vez mais, o número de pessoas nesse esporte. Abaixo as fotos e característica:

Hand Bike para passeio, mais informações sobre a característica dessa bike está no Dream Bike special.













Hand Bike (Fonte: Dream Bike).

Hand Bike para corrida, foto abaixo é do Blog Hand Bike Brasil





Enfim, há vários modelos de hand bike para cada modalidade do ciclismo.

Agora vamos falar de bicicleta adaptada para deficientes visuais, geralmente o deficiente visual anda acompanhado e não podemos esquecer que há modalidade de nível avançado para essa particularidade, fotos abaixo.

Temos nessa foto bike adaptada para passeios, legal não?! Eles chamam de bicicleta ODKV (o de cá vê e o de lá não enxerga), segundo o Blog Soc. Cultural e Ambientalista Embrião, foram construídas em RS e foram entreguem dia 15/03/2012, na Praça Central de Alvorada e são as únicas do mundo.





Abaixo as fotos, postadas por um colega de Ciclismo do grupo Equipe de Trilha Biker´s do Extremo Norte, no Facebook, no qual faço parte e pratico uma da minhas maiores paixões.
                                                                                                    



O grande barato, eu acho um mega baratão, é que a bike acima pode ser usada para pedalar com seu amigo deficiente visual por longas distâncias, trilha de terra, asfalto, é mega legal! Vocês podem até reversar no banco, é claro, sempre gritando um com outro pra não cair no buraco e tomando cuidado com o trânsito. rs!

A bike abaixo é ótima pra quem tem um amigo deficiente visual tarado por adrenalina e gosta de ir muito muito rápido!



Bike linda num é??

Por último mas não menos importante, minha bike linda, pesada, companheira, no qual sempre ando todo fim de semana, tanto em asfalto quanto em trilha de terra e por looongas distâncias.

Podem reparar, o retrovisor é grande, não adianta colocar aqueles pequeninhos que já vem da fábrica, aquilo lá é um absurdo de pequeno. É, pra mim, considerado um dos itens mais importantes para um deficiente auditivo, retrovisor grande que ajuda a ver quase 360 graus atrás de você. 


Gostaram? Ela ainda sofrerá várias modificações, mas oh, esse retrovisor (de motocicleta) é ótimo, me dá mais segurança, assim não preciso andar com aparelho auditivo, já que pode chover e o suor pode causar algum problema técnico no aparelho. Ela tem buzina que fica no guido, tem faróis traseiros e dianteiros, com o retrovisor você não depende de ninguém e pode dar um rolê, sozinho, pela city!

Não devemos esquecer itens importantes para andar de bike, e isso cabe a todos, sem exceção: sempre atento, respeite as leis no trânsito, preste muito atenção ao atravessar a rua, ultrapassar outra bike e fazer cruzamentos, use roupa refletoras de noite e o mais importante: USE SEMPRE O CAPACETE!

Querem me ver como fico na bike?












Essa foto foi tirada em Macapá-Brasil pelo meu namorado Alielton Ivan, esse lugar lindo fica no Bairro Cabrazinho, é chamado de lagoa dos Índios.



Eu pedalando, repararam no capacete? Pois é, estava indo com o namorado para o Curiaú (Macapá-Brasil), tava começando a pedalar longas distâncias, acho que foram quase de 20 km, quase morro nesse dia! :D

















Gostaram? Mil Abraços!

3 Comente!:

Anônimo disse...

isso ai amo...
ta muito bacana o seu blog
A BICICLETA pode ser um estilo de vida para qualquer pessoa

e eu quero saber se tem bike , adaptada para pessoas com deficiência física ,que tenha a perda de braço ou os dois

Anônimo disse...

Testando o comentário!

Gabi VA. disse...

Oie aamooo :D, que bom que gostou, eu passei o dia pesquisa, é tanta coisa, mas com certeza tem,tava lendo um blog q uns alunos de uma universidade construíram uma bike para uma garotinha sem braço. Depois publicar sobre isso ;D

Postar um comentário

Quero Comentários!