Pages

Subscribe:

05 abril 2010

Falta de Acessibilidade na Televisão Brasileira

Gente, que absurdo! Pra quê tanto dinheiro gasto em Tecnologia se 90% dos programas brasileiros, seja ele ao vivo ou gravado não apresenta o famoso recurso chamado de CLOSED CAPTION??


Me lembro no dia que ele foi lançado senti que o mundo estava aos meus pés, eu podia saber de tudo o que estava acontecendo no mundo! Informação é mais que necessária, é obrigatória! Mas depois vi que nem todos os programas apresentam esse recurso!


 Seja em Filmes que passa na Globo, nas novelas, e olha que nem todas as novelas da Globo tem Legenda hein? E em alguns programas de fofoquinha e entre outros, o Programa do Luciano Huck não tem, vê se pode? O do faustão nem! da Xuxa e nem da Angêlica e alguns programas da Record e Band, bate a minha vontade de assistir e quando to sozinha fico perdida porque fazer leitura labial com as imagens mudando a cada um segundo, paciência né? E quando to assistindo acompanhada tenho que ficar perguntando toda hora o que a bosta do fulano falo!


E eu nem consigo ver CQC, um ótimo programa que prega o valor da cidadania, que critica político ali, acolá e por ai vai, mas sim, se é uma informação humorística de senso crítico que critica tanto mas cadê a ACESSIBILIDADE? Será que diretores, produtores da MAIORIA desses programas sem CLOSED CAPTION não pensem no todo? Que não existe só o público "normal" que assiste a esses programas? Cadê o meu direito como CIDADÃ pra adquirir a maioria das informações para poder construir meu senso crítico, direito a dar opinião, debater e pensar? 


Uma vez fiquei pensando por que será que nem todo programa tem? Será que o problema é aqui no meu Estado? Será que algo está errado fazendo com que a legenda não chegue?? Penso sempre nessa possibilidade, porque todo ano, a sorte que esse ano não aconteceu, o closed caption parava de funcionar quando acabava o horário de verão, acreditam nisso? E eu perdia uma monte de jornal e minhas novelas preferidas! Ficava mais que mordida e começava a gritar: Mãiehhhhhh a legenda não ta funcionando! Liga logo lá pra merda da emissora daqui de Macapá mesmo pra eles colocarem a legenda senão vai rolar o procon no meio disso tudo!! E a mamãe respondia: Mas ahh de novo?? Vo ligar já já e encher a paciência deles...sempre é assim todo ano, menos nesse, mas a legenda só voltava no próximo horário de verão...ai que ódio!


Paciência, hoje no Twitter eu falei tanto do CQC que ia mandar um monte de e-mail protestando, huahauhua e mandei e vamo ver no que vai da!


Pra quem não sabe o que é Closed Caption, ai vai:


Segundo o site Soluções em Acessibilidade existe três tipos de Closed Caption



O CC Online

O closed caption online ou legenda oculta em tempo real é uma ferramenta utilizada para transcrever sob a forma de legendas os diversos tipos de transmissões ao vivo, como telejornais, programas de auditório, programas ou eventos esportivos etc. O registro do áudio dos programas em legendas é possível por meio de 2 modelos de tecnologia: por estenotipia ou por software de reconhecimento de voz.
Na estenotipia, a transcrição é feita por meio do uso de códigos e da combinação de teclas. Essa tecnologia faz uso do Estenótipo, equipamento para a transcrição de textos que exige a prática de profissionais qualificados e treinados para seu manejo.
Por meio de um software, o recurso de reconhecimento de voz interpreta a voz do narrador e produz o texto que, em seguida, é exibido no formato de legendas.
O CPL, através de um projeto apoiado e financiado pela FAPERJ, FINEP e MCT, está desenvolvendo um software nacional de closed caption online que fará uso de um moderno sistema de reconhecimento de voz plenamente adaptado à língua portuguesa

O CC Offline

O closed caption offline – legenda oculta pós-produzida – 
é utilizado em programas gravados, como filmes, novelas, 
documentários, seriados, comerciais etc. Para a sua produção, 
o CPL utiliza duas soluções de softwares de alta qualidade 
do mercado internacional.

O closed caption offline exerce a função do áudio do programa, transcrevendo as informações literais e não literais, como latidos, trovoadas, música, rangidos, gargalhadas etc. Outros recursos informativos que operam como facilitadores para a compreensão da comunicação por pessoas com deficiência auditiva também são aplicados, por exemplo, utilizando colchetes nas legendas posicionadas acima do falante, como forma de assegurar ao usuário quem é o locutor da mensagem quando a cena não permite ou dificulta esse reconhecimento e ainda por existir mais de um falante em cena; o uso de legendas múltiplas para otimização de tempo de leitura; o trabalho com edição de texto como meio de obter um resultado ágil e eficiente.
Todos esses recursos foram desenvolvidos e aprovados por seus usuários com a intenção de facilitar e permitir a mais perfeita compreensão do programa.

O CC Offbox








Com a aquisição de um novo software de legendas, testado em suas diversas aplicações e interfaces, o CPL desenvolveu o closed caption offbox – o closed caption offline para uso exclusivo em DVD e sem a tradicional tarja preta.


Esse recurso foi utilizado nos 60 filmes do Projeto Videoteca 2ª Edição: mostra de filmes nacionais para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Na ocasião, recebeu excelente crítica por parte deste público.
Temos o direito de obter nosso direito, tecnologia hoje em dia é feita como a Água, e pra isso serve que ajude a melhorar a acessibilidade, não custa nada tentar afinal vai aumentar a audiência de um monte de programa ai! HAUHAUHUA
Obrigada!!

6 Comente!:

Clau disse...

Oi Gabi, voltei aki pelo teu blog... Como sempre tudo o que tu escreve é mto válido e tuas histórias de vida são mto boas. Tu escreve mto bem. :D Te seguindo no twitter, tá? Beijos

Gabi VA. disse...

Clauu Obrigada por sempre ler Meu Blog!!
Voltei sempre! hehe Já estou te seguindo no Twitter tb!! Beijão!

Blog da Audiodescrição disse...

Gabi,
Procura um documento chamado Norma Complementar nº1/2006, oficializada pela Portaria 310/2006 do Ministério das Comunicações.

Você vai entender porque ainda não tem legendas em todos os programas, mas isso está a caminho...

Veja também que, por outro lado, a audiodescrição para cegos e a janela com intérprete de LLIBRAS ainda estão longe de ser realidade na televisão brasileira: http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/2010/06/audiodescricao-sim-e-libras-tambem.html

Abraço e parabéns por sua determinação e vontade de lutar pelos seus direitos!

Unknown disse...

Ah, sofro como vc, tenho de perguntar várias vezes para meu namorado e meu pai, ambos com mais paciência que eu pra repetir tudo!rss
Aqui onde moro, no Paraná, não apssa legenda de nenhum programa da Record, mas no Rio de Janeiro tem! absurdo! Veja bem, aqui sempre que começa um programa desse canal ele já mostra no canto direito da tela que esse programa contém closed caption, mas não aparece legenda nenhuma, achei que fosse problema da minha tv,que nada! É a record que provavelmente não repassa as legendas para todo o país, provavelmente só para capitasi como Rio e São Paulo, nem em Curitiba, q é capital do meu estado tem :(

tehs disse...

menina!!!!!!!!!! Eu tbm sou louca pra ver o CQC, todo mundo fala q é ótimo, mas os caras falam muito rapido e eu fico perdidinha!!!!!!! Q raiva!!!! eu só assisto seriado americano na tv a cabo pq é só o q consigo ver ...lembro quando eu era criança ... todo mundo via desenho menos eu .... e o unico desenho q eu gostava de ver era tom e jerry pq não falava nada!!!!! aí eu me divertia !!!

Gabi VA. disse...

Marcelo NÃO ACREDIto Q NÃO passa legenda ainda na Recorde ai, que vergonha né? Aqui no meu Estado Amapá, cidade Macapá, ta passando, mas tem meses q nem passa! Tb fico toda hora perguntando pra mamãe e namorado oq o fulano fala e bla bla bla, hehehe, verdade, só eles pra terem paciência com a gente!!

Tehs, verdade, nem me lembrava, que o bom dos desenhos animados, antigamente, naquele nosso tempo de infância, era que muitos deles nem falavam!! hauhauahuhua, a gente ria mesmo assim com as mancadas deles e tu acreditas que agora to vendo chaves pq já tem Closed Caption no SBT? que mundo doido a gente tem né hauhauahua

Postar um comentário

Quero Comentários!